terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conteúdo da Bíblia parte 1

Neste post você vai encontrar resumos de cada livro da Bíblia. É evidente que, por sua brevidade, não são descrições completas. No entanto, podem ser úteis como uma referência adequada ao conteúdo da Bíblia.

Gênesis:  Este livro, que mostra como era "no princípio", faz uma narrativa da criação, do relacionamento de Deus com o homem e da promessa de Deus e Abraão e seus descendentes.

Êxodo:   O nome Êxodo significa "saída". Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
  
Levítico: O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.                                                                                          

Números:  Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar  em Canaã, "a terra  prometida". O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.

Deuteronômio:  Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa "recapitulação" ou "segunda lei".


Fonte: Bíblia Sagrada: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário